whatsapp no celular

Já faz um tempo desde que o WhatsApp se tornou um aplicativo muito popular usado por milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que existam mais de 1,2 bilhão de usuários. Esses números servem para demonstrar que é o WhatsApp uma ferramenta de comunicação extremamente importante para os relacionamentos atuais. Esse recurso pode e deve ser usado pelas empresas. É possível vender pelo WhatsApp, basta saber quais são as melhores maneiras de fazer isso e como usar outras opções do aplicativo que vão além da conversa através do smartphone.

Se você é um usuário fiel do WhatsApp, mas ainda não o utiliza para fortalecer o relacionamento da sua empresa com os seus clientes, não perca mais tempo. Lembre-se de que esta ferramenta possui mais usuários que Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest juntos. Para aprender a usar este aliado poderoso e passar a vender pelo WhatsApp, veja algumas dicas essenciais para fortalecer o relacionamento com leads e clientes.

O WhatsApp é uma ferramenta de marketing digital

rede de whatsapp

O WhatsApp é muito mais do que uma rede de troca de mensagens. Ele é uma ferramenta de marketing digital extremamente útil. Através do marketing digital, as empresas oferecem soluções para possíveis problemas e atendem aos objetivos de atrair leads e clientes. Para isso, você pode e deve aproveitar as ferramentas tecnológicas. A venda pelo WhatsApp, por exemplo, é uma possibilidade que pode e deve ser explorada pelas empresas.

Como usar o WhatsApp a favor dos seus negócios:

Use o WhatsApp Business

É muito importante ter uma conta comercial (separada do seu número pessoal) e usar a versão comercial do WhatsApp que traz vários recursos interessantes. Alguns deles que vão te ajudar bastante:

  1. Perfil comercial: O perfil traz nome da sua empresa, logotipo, informações de contato, descrição. Isso traz mais credibilidade para o seu negócio
  2. Etiquetas do cliente: há muitas categorias dentro da lista de contatos. É interessante diferenciar entre o cliente antigo e o novo. Com o aplicativo comercial do WhatsApp, você pode marcar ou rotular facilmente seus clientes (saber em que momento da compra cada um está), ver o status do pedido, etc.
  3. Mensagens automatizadas: enviar saudações, mensagens de boas-vindas ou de ausência para seus clientes são hábitos saudáveis para manter boas relações com eles. Suas mensagens personalizadas os alertarão sobre a sua disponibilidade.
  4. Respostas rápidas: não há necessidade de enviar as mesmas respostas para várias pessoas repetidamente. Em vez disso, escolha sua resposta em uma lista de modelos existentes e personalize essa resposta.
  5. Insights do WhatsApp: acesse estatísticas importantes do número de mensagens enviadas, entregues e lidas com sucesso. Isso te ajudará a identificar quais dos seus clientes são ativos e quais não são. 

Prefira usar o WhatsApp Web versão para negócios:

segurando celular na frente do notebook

O recurso de usar o WhatsApp no ​​seu computador facilita a vida dos funcionários da empresa, já que é possível enviar mensagens e entrar em contato com vários clientes ao mesmo tempo. 

Peça aos clientes para adicionar seu número de celular aos contatos 

segurando ícone do whatsapp

Ofereça seu número e procure identificar se seus clientes têm interesse nas informações e notícias relacionadas à sua empresa. É importante que seu cliente também te adicione e que você esteja na sua lista de contatos dele. Só assim o cliente poderá ver seu status e entrar nas suas listas de transmissão. Porém, se a pessoa não quiser não insista. 

Peça autorização antes de adicionar contatos

Os clientes precisam autorizar a empresa a adicionar seu número e fazer parte da rede de contatos. Para fazer isso, você deve pensar em maneiras interessantes para o cliente se sentir motivado e queira passar o número. Você pode, por exemplo, oferecer algum serviço gratuito como um ebook e pedir o telefone da pessoa no momento do cadastro. 

Use as listas de transmissão

rede interligada de whatsapp

A lista de transmissão é um recurso permite que você envie a mesma mensagem para vários dos seus contatos ao mesmo tempo, sem que as pessoas saibam que a mensagem não é exclusiva. Não há limitações no conteúdo que você pode enviar. No entanto, os usuários do WhatsApp precisarão adicionar você como um contato antes que possam receber a transmissão.  Além disso, você poderá organizar as pessoas em grupos. Para que a lista de divulgação seja eficaz, o ideal é que os clientes sejam segmentados de acordo com seus interesses.

Dê suporte aos clientes através do WhatsApp

Já com os contatos dos clientes, você deve usar esta ferramenta para otimizar seu relacionamento com eles.  Você pode oferecer suporte, responder perguntas etc. Se necessário, você pode usar os outros recursos disponíveis para permitir que a conversa seja mais dinâmica. Você pode enviar áudios, vídeos, imagens e documentos, para explicar situações ou mostrar novos produtos.

Treine sua equipe

Ter uma equipe bem preparada para atender bem os clientes, ajuda a obter o sucesso na venda pelo WhatsApp. Nesse treinamento, é necessário mostrar a importância de oferecer atendimento personalizado, com textos objetivos e diretos, com base nas informações solicitadas pelo cliente. É bom enfatizar os cuidados que devem ser tomados com o tom da conversa. Afinal, não pode ser formal ou informal ao extremo.

Use o status

O status do WhatsApp será um bom canal para promover meus negócios.  Com ele você estabelece uma comunicação sem correr o risco vai incomodar as pessoas porque não falará com elas diretamente. Porém, se as suas postagens de status forem interessantes elas vão atrair a atenção dos clientes para você.

Defina sua identidade visual

Embora o WhatsApp não permita muitas personalizações, é possível usar as disponíveis. Na foto do perfil, você pode usar uma imagem da empresa, como o logotipo. Além disso, no “nome” e “status” você pode destacar alguns diferenciais de seus produtos e serviços.

Dicas importantes

Para que os resultados de vendas e relacionamentos através do aplicativo sejam positivos, é necessário ter cuidado com o tempo e o tom usado nas mensagens. Também é recomendável ter cuidado ao adicionar contatos a grupos: verifique se há autorização dos envolvidos.

Tenha critério antes de sair espalhando promoções para os clientes. Procure sempre enviar as informações que lhes interessam. Também é necessário considerar as respostas dos clientes. Nunca ignore os comentários ou dúvidas que eles enviarem. Fazer isso pode ser entendido como uma negligência da marca.

Conclusão

whatsapp no celular

Agora que você já entendeu a importância que o WhatsApp pode ter para os negócios, é essencial usá-lo maneira inteligente. A implementação cuidadosa e eficaz do aplicativo pode resultar em uma grande contribuição para os seus negócios.