display futurista

A crise causada pela COVID-19 acelerou significativamente a mudança para o digital e transformou fundamentalmente o cenário dos negócios. Apesar dos esforços e das realizações significativas em muitas empresas, a pandemia mostrou o quanto os negócios estão vulneráveis.  Nesse contexto de crise, muitas empresas enfrentam uma queda brusca no seu faturamento. Os negócios já habilitados para tecnologia, por outro lado, conseguiram se mover rapidamente, para atender à crescente demanda dos pedidos online.

Para muitas empresas a única opção nesse momento é acelerar sua transformação digital. Isso significa passar da experimentação ativa para a expansão ativa, suportada por testes e melhorias contínuas. Essas mudanças devem ocorrer em duas dimensões: no núcleo da empresa e no desenvolvimento de novos negócios. As empresas digitais de melhor desempenho foram as que adotaram essa abordagem dupla.

Acelerando sua transformação digital

Apesar dos imensos desafios que os líderes de empresas estão enfrentando hoje, agora é a hora de agir. De fato, vimos que a redução no tempo gasto em viagens deu aos líderes e suas equipes mais tempo para se concentrarem em novas iniciativas. Dada a rapidez com que as mudanças estão acontecendo, aguardar até que você veja sinais de recuperação pode ser tarde demais.

Investimentos necessários 

gráfico de maneira tecnológica e digital

As interrupções causadas pelo Coronavírus mostraram o papel crucial da tecnologia, desde o suporte ao trabalho remoto até o dimensionamento de canais digitais para aumentar os clientes. A tecnologia é um fator essencial de valor, não apenas uma função de suporte.

O aumento da digitalização também destacou a crescente importância dos ecossistemas. Respondendo às necessidades dos clientes durante a crise, por exemplo, vimos como alguns bancos integraram conselhos de assistência médica, serviços de consultas médicas e serviços automotivos para seus clientes. À medida que protocolos e padrões normalizam cada vez mais essas conexões, será preciso ajudar a orientar quais ecossistemas podem gerar o maior valor para os negócios e como navegar pelas implicações para o relacionamento com o cliente, o compartilhamento de dados e a propriedade intelectual. 

Ocorreu uma mudança mais drástica em quatro áreas: 

  • Teletrabalho
homem trabalhando no notebook

Muitas pessoas agora estão trabalhando em casa. A vida profissional mudou para a maioria de nós. Estamos nos comunicando com os nossos amigos e familiares por videochamadas. A tecnologia está nos ajudando a não nos isolar completamente.

  • Alimentos e serviços sob demanda
recebimento de encomenda

Entregas de supermercado em casa agora são a preferência de muitas pessoas que costumavam fazer suas compras presencialmente. As companhias de seguros que dificultaram o reembolso de pacientes por serviços de telessaúde ou remotos agora precisarão mudar de sintonia e reembolsar por coisas como terapia remota. Se você não pode alterar a maneira como seus produtos e serviços são entregues, você estará morto.

  • Eventos Virtuais
mulher sorrindo em webconferência

Com ninguém viajando e as reuniões presenciais proibidas, a indústria de eventos sofreu grandes mudanças. Mas muitas empresas simplesmente mudaram seus orçamentos para eventos digitais ou conteúdo digital. Somente o tempo dirá se as empresas decidirão que preferem eventos online ou voltarão a fazer eventos presenciais. De uma perspectiva corporativa interna, as pessoas estão postando fotos de suas grandes reuniões online com seus colegas de trabalho e histórias divertidas de equipes que estão aprendendo a aproveitar essa nova maneira de trabalhar.

  • A nuvem
ícones tecnológicos e digitais
Blue social network technology icons background vector

Sem a possibilidade de armazenar seus arquivos em nuvem durante a pandemia, as empresas teriam muito mais problemas para compartilhar e coeditar seus documentos. Os serviços de armazenamento em nuvem (Google Drive, OneDrive, Dropbox, entre muitos outros) passaram a ser essenciais para fazer o armazenamento dos documentos de trabalho com segurança, acessar análises, etc.

Mesmo distâncias físicas curtas, seriam um desafio imenso trabalhar com colaboração entre colegas de trabalho sem essa opção. Trabalhar em tempo real não seria tão fácil, o streaming seria um problema, para citar alguns desafios.

A importância da transformação digital 

celular em transformação digital

A transformação digital parece ser a palavra da moda nos negócios atuais. Mas nem todas as transformações digitais são criadas igualmente. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, dos US $1,3 trilhão gastos em transformação digital em 2018, estima-se que US $900 bilhões foram desperdiçados quando as iniciativas não atingiram seus objetivos. Você não quer que essa seja sua empresa.

Apesar de a maioria das empresas entender a importância da transformação digital, muitas ficam receosas com o conceito de reformular toda a sua abordagem sem saber muito bem como executar essa transformação. Mas eles também sabem que, se nada for feito, a empresa corre o risco de ser substituída. O objetivo de uma transformação digital é usar a tecnologia para resolver problemas tradicionais, ou seja, integrar a tecnologia em todas as áreas do negócio. Um dos maiores benefícios de se fazer uma transformação digital trazer valor aos seus clientes.

Os benefícios

Uma verdadeira transformação digital ajuda a empresa a evoluir constantemente e aplicar novas soluções interna e externamente. Um dos primeiros objetivos da transformação é produzir uma experiência interna contínua. Quando uma empresa trabalha bem internamente, isso afeta muito a experiência do cliente externo. As transformações digitais mais duradouras são focadas no cliente e direcionam para futuro. A transformação digital não precisa ser avassaladora. Não é nada para marcar uma lista, mas uma mentalidade que se torna parte da cultura e experiência da organização. Se a empresa desenvolve uma transformação digital com isso em mente, ela cria uma transformação bem mais gerenciável.

Aproveite essa oportunidade

Transformar um negócio dessa maneira não é simples e requer uma tremenda quantidade de coragem e liderança visionária. Os elementos principais incluem: migração de sistemas locais para nuvens híbridas, modernização de software financeiro e operacional, melhoria da experiência do cliente usando a tecnologia e criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e flexível. Em resposta ao “trabalho em casa” e outras medidas de bloqueio devido à pandemia do COVID-19, muitas empresas adotaram alguns desses elementos, usando a tecnologia por necessidade; esse afastamento dos negócios normais pode ser o primeiro passo significativo no caminho da transformação digital.

A situação causada pela pandemia forçou a adaptação a curto prazo, mas deve ser vista como um passo, ou salto, em direção à transformação digital, oferecendo mais flexibilidade a clientes e funcionários e potencialmente abrindo novas oportunidades de receita.