empreendedor dando palestra para um bom público

Ricardo Mello, empreendedor serial e viajante profissional inspira empreendedores e empresários pelo Brasil. Líder de 8 empresas, Rica Mello, como é conhecido, começou a empreender em 2012, através da criação de sua primeira indústria, a Bellocopo Descartáveis.

Ricardo nasceu Santo André em uma família de classe média. Seus pais, um casal de pequenos empresários, investiram fortemente em sua educação. Aos 18 anos ele ingressou no curso de Economia da USP, de onde saiu para iniciar a carreira como consultor na Bain & Company.

Ao longo de sua carreira, Ricardo trabalhou em diversos países. Foi também nesta época que ele começou a se dedicar ao seu maior hobby: viajar pelo mundo. Em 2006, Ricardo se mudou para Chicago – EUA, para cursar seu MBA na prestigiada Kellogg School of Management. Ao voltar para o Brasil, ele ingressou na Mckinsey a mais famosa consultoria estratégica do mundo. Poucos anos depois, surgiu a oportunidade de empreender, e ele não hesitou.

empreendedor sorrindo

 “Dediquei uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico, antes de criar meus próprios negócios. Adoro ensinar empreendedores e empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro.

Desde a criação de seu primeiro empreendimento, a Bellocopo Descartáveis, Rica Mello não para. Seus negócios e seus carimbos no passaporte crescem de maneira exponencial. Ele multiplicou o faturamento por 16 em 5 anos, batendo os R$100 milhões e já visitou 136 países, um feito que gera curiosidade em suas redes sociais, que contam com 1 milhão de seguidores

A multiplicação dos negócios

Rica Mello utilizou uma estratégia aprendida na consultoria para multiplicar seus negócios. Primeiro, ele focou na expansão do negócio principal. Em seguida, ele explorou adjacências mais próximas. Por último, ele transformou centros de custo em negócios que geram receita.

Usando estas estratégias, Ricardo criou 8 negócios. Tudo começou com a Bellocopo, a sua indústria de descartáveis. Logo vieram a Distribuidora Bellocopo e suas filiais, para atender clientes de menor porte, e a Importadora Bellocopo, destinada a compra de produtos e matérias primas importadas. Outra empresa do seu portfolio é a BelloFestas, que desenvolve e comercializa artigos de festas. Preocupado com a sustentabilidade e o meio ambiente, Rica Mello lidera o Instituto Bello é Reciclar,

Em outra vertente, Rica Mello criou a Purple Strawberry, uma agência de marketing digital focada inicialmente em promover os seus blogs de gastronomia, e de viagens, e que hoje atende clientes externos. Criou também o Exponential Club, o seu braço educacional, que oferece uma imersão completa para empreendedores e empresários que desejam aprender os truques e segredos do crescimento exponencial.

Ricardo também lidera uma empresa de desenvolvimento de softwares, a Bello Code, criada a partir da necessidade de suas empresas desenvolverem softwares personalizados com baixo custo. Rica Mello ainda prepara o lançamento de um varejo físico e online revolucionário. E ainda sobra tempo para Ricardo atuar como investidor anjo em 2 empresas.

Explorando as oportunidades

apresentando com microfone

Ricardo tem muita habilidade para encontrar oportunidades. Uma de suas estratégias para mercados competitivos é encontrar Mares Azuis em Oceanos Vermelhos. Um exemplo disso ocorreu na Bellocopo, seu negócio principal. Ele fidelizou grandes varejistas, sempre assediados pela concorrência, produzindo marcas próprias, prática rara em seu mercado.

Ricardo é especialista em Explorar a Vantagem de Chegar Depois. Ele diz que entrar em um mercado já desbravado pode ser mais barato e mais certeiro do que criar mercado do zero.

“Empresas costumam se acomodar e piorar o serviço prestado a clientes antigos, gerando insatisfação no cliente e grande oportunidade para quem chega depois. Tem que aproveitar!”

Outra oportunidade que Ricardo não perde é a de Explorar Adjacências Óbvias do seu Mercado, seja através de novos produtos vendidos a clientes antigos, seja através da venda de produtos antigos para novos clientes. No primeiro caso, se o cliente já está fidelizado, ele costuma estar disposto a experimentar algo novo seu. No segundo caso, vender um produto antigo é uma tarefa fácil, pois já temos os argumentos vencedores para fechar a venda.

Os desafios do negócio

Rica Mello adora desafios. Ao perceber que faltava boas opções para o desenvolvimento de sistemas de gestão para suas empresas, ele recrutou um time de desenvolvedores. Eles criaram sistemas baratos e eficientes. Rapidamente, clientes e fornecedores perguntaram sobre o seu fornecedor. Este foi o pontapé para que ele criasse a Bello Code e iniciasse a venda de sistemas, transformando um centro de custos em um centro gerador de receita.

“Adoro transformar centros de custo em geradores de receita. Isto proporciona controle do processo e vantagem competitiva. Vejo empresas líderes globais fazendo isso o tempo todo”  

Uma paixão desde criança

Ricardo tem duas grandes paixões na vida: empreender e viajar. Ele tem um espírito aventureiro que se manifestou cedo. Desde criança ele já sabia que queria ter seu próprio negócio e já sentia uma grande necessidade de explorar o mundo a sua volta.

A trajetória empreendedora do Ricardo começou aos 8 anos: ele fundou seu primeiro negócio, um “banco”. Ele pedia dinheiro aos pais e tios e emprestava a amigos cobrando juros.

O “Banco Mirim” durou pouco tempo, o suficiente para financiar sua primeira viagem, tida por ele como internacional, dado a sua idade: tomar um ônibus de Santo André até Piraporinha. Assim que chegou, ele sentiu que por maior que fosse o mundo, ele podia conquistá-lo, com as suas próprias pernas. Foi o começo de uma aventura para a vida. Ele queria ver o mundo.

Atualmente, Rica é um viajante profissional, já visitou 136 países e tem como meta, “zerar” o mundo até 2025. Para isso, ele adotou um modelo de gestão baseado em muita autonomia.

“Aprendi a gerir empresas de qualquer lugar do mundo para curtir minha outra paixão. Viajar!”

Aprender com os erros  

Um dos segredos que Rica Mello compartilha com seus seguidores nas redes sociais é que, para poder viajar o mundo enquanto seus negócios crescem exponencialmente, foi necessário criar uma cultura empresarial muito focada na autonomia e na descentralização.

Em seus empreendimentos, erros são tratados de forma construtiva para gerar aprendizado e formar colaboradores capazes de tomar boas decisões. Com isso, ele criou equipes de alta performance, capazes de garantir que as suas empresas funcionem quando ele se ausenta.

Isso permite que Rica Mello tenha uma vida pessoal intensa.  Além de viajar bastante – ele é o 3º brasileiro que mais viajou no mundo – ele prioriza aproveitar a vida ao lado da família e dos amigos. Afinal, de que adianta ter dinheiro, se as pessoas são a maior riqueza que temos?

empreendedor e esposa em viagem turística

Seu novo propósito: ajudar outros empreendedores

Desde o início de sua trajetória, Rica Mello percebeu que gostava de ajudar as pessoas. Foi movido por este propósito de ajudar a desenvolver o potencial do empresariado brasileiro que ele criou o método de GESTÃO EXPONENCIAL e fundou o Exponential Club.

O método, focado na transformação de pequenas e médias empresas, ajuda empresários e empreendedores a obterem crescimento exponencial do seu negócio. Para Ricardo, crescer de maneira exponencial pode ser definido como dobrar um negócio a cada 18 meses.

A experiência que ele teve ao longo de 10 anos de carreira como consultor estratégico e o aprendizado prático que obteve no dia a dia de suas empresas foi um fator crucial para que Ricardo conseguisse desenvolver o Exponential Club.

“Apesar da minha experiência prática e teórica, faltava achar o segredo por trás do sucesso nos negócios. Meu método de Gestão Exponencial é a resposta que eu tanto busquei.”

Durante sua experiência como mentor e palestrante para milhares de pessoas pelo Brasil, Rica Mello percebeu que faltava algo. Ele notou que empreendedores não tem conhecimento prático de gestão, e nem tempo e muito menos paciência para voltar à sala de aula.

Conteúdos teóricos funcionam muito bem no papel, mas na hora de colocar em prática é que surgem os grandes obstáculos. Rica percebeu a necessidade de criar uma imersão para ensinar o empreendedor o passo a passo para obter resultados rápidos e consistentes. Aplicando o seu método Rica Mello fez suas empresas cresceram 16x em apenas 5 anos, chegando a um faturamento superior aos 100 milhões de reais ao ano. São números extraordinários se consideramos o cenário que o Brasil viveu nestes anos. Se continuar nesse ritmo, Ricardo alcançará o faturamento de R$1 bilhão nos próximos 5 anos.

empreendedor apresentando em palco de auditório

O método de gestão exponencial: uma jornada de 20 anos

Desde a época da faculdade, Ricardo era aficionado por gestão e negócios. Ele buscou o segredo por trás do sucesso nos negócios por 20 anos. Depois de formar em economia, ele decidiu ingressar na carreira de consultor estratégico. Foram 10 anos trabalhando 16 horas por dia, auxiliando CEOs de grandes empresas a multiplicarem seus negócios.

Mas ele se sentia explorado pelo sistema e sem tempo para curtir os amigos, famílias e viagens, as suas maiores paixões. Ele sentia estar trabalhando para dar dinheiro aos outros. Foi então que ele decidiu empreender para multiplicar o seu próprio dinheiro.

Afinal, tinha estudado nas melhores universidades do mundo, tinha auxiliado dezenas de empresas e contava com um networking poderoso.O problema é que negócios não são óbvios e então o Ricardo falhou. Foi frustrante! Seu negócio andava de lado enquanto seus concorrentes, menos preparados que ele, cresciam. Ele sabia que existia uma saída, mas não estava fácil. Bateu o desânimo.

Só sobrevive quem se reinventa

Renunciar aos seus sonhos não estava nos planos, então Rica Mello teve que se reinventar.Entrou em grupos de mentorias e networking e participou de muitos eventos ligados a gestão. Nesse período ele viajou por 50 países e se aproximou de empreendedores de todos os segmentos e portes de empresas. Ele queria descobrir o segredo para o seu negócio decolar.

Não foi o suficiente. Faltava entender mais sobre inovação. Rica Mello ficou imerso na China e no Vale do Silício. Foi então que ele voltou ao Brasil, com novo mindset e novas estratégias.

Os segredos do mundo empresarial

Rica compara sua experiência com a de um chef com estrelas Michelin. Ainda que seja possível comprar seu livro de receitas e usar os mesmos ingredientes que o chef usa, é improvável que se consiga reproduzir os pratos no mesmo nível do chef Michelin.

“O Chef conhece truques, atalhos e segredos que nós desconhecemos. E no mundo dos negócios não é diferente. Ele sabe como corrigir as rotas no meio do caminho”.

Essas dicas não estão nos livros de receita nem em tutoriais do Youtube. Da mesma maneira, existem segredos no mundo empresarial que você não encontra nos livros.

Na cozinha, condições de temperatura e pressão mudam. São anos de experiência, erros e acertos, provas e mais provas de sabor. É a paixão por detalhes e o conhecimento profundo sobre cada ingrediente e material utilizado que permitem ao chef corrigir a rota ao longo do preparo e garantir que cada um de seus pratos fique delicioso. Negócios são assim. O cenário muda quando surgem novas tecnologias ou na entrada de um novo concorrente, por exemplo.

E não é que o Ricardo encontrou a fórmula para finalmente acertar o seu “tempero”?

“Eu até crescia, mas num ritmo de 10% ao ano. Naquela velocidade, eu levaria 25 anos para alcançar os 100 milhões de faturamento e ter liquidez para usufruir do crescimento. Mas, ao aplicar meu método, cresci 16x em 5 anos. Isso é o que chamo de crescimento exponencial.”

A gestão exponencial transformou seu negócio

Sem o método gestão exponencial, ele provavelmente teria ficado pelo caminho e teria virado estatística, assim como 9 em cada 10 negócios que fecham antes de completar seus 10 anos.

Mas somente o conhecimento não gera a transformação. É uma questão de colocar os ingredientes na hora certa, da maneira correta, de antecipar e corrigir desvios em movimento, e de finalizar com a pitada perfeita. É preciso aprender a fazer isso com quem entende, para depois fazer sozinho, em sua empresa.

“Eu não posso prometer que você vai faturar R$100 milhões ao ano.  Isso pode até acontecer. Prometo que sua empresa vai crescer muito mais rápido se você aplicar o meu método. Dá para faturar 10, 20 vezes em poucos anos, assim como eu e alguns colegas já fizemos.

Planos para o futuro

Ricardo criou recentemente o Instituto Bello é Reciclar. A expectativa agora é aumentar o ritmo de coleta e reciclagem de resíduos plásticos, primeiramente em São Paulo, e depois em todo o Brasil, com o auxílio e em parceria com start-ups, ONGs, Associações e o setor público que trabalham na cadeia da reciclagem e com economia circular.

Atualmente, o Exponential Club oferece o curso “Gestão da Retomada”. A proposta do curso é ajudar os empreendedores a preparar um plano de crescimento de seus negócios para a retomada pós-crise. O curso é realizado totalmente online. As turmas possuem vagas limitadas.

Um dos próximos passos de Rica Mello, em paralelo aos eventos do Exponential Club, é lançar um livro sobre o tema que ele mais ensina em suas palestras “Como crescer um negócio de maneira exponencial”. Este será mais um passo na construção do seu legado.